quinta-feira, 1 de junho de 2017

Receita para a próxima Festa Junina: creme de abóbora com especiarias

DSC_0669

Não consigo mais pensar em receitas com abóbora sem imaginar o aroma de especiarias saindo da panela e perfumando a cozinha. Adoro cravo, canela, noz moscada e gengibre! Acho que todos esses temperos combinam bem com o legume, tanto na versão doce quanto salgada. Costumo associar a abóbora ao outono, minha estação preferida, e quando as temperaturas começam a cair, sinto vontade de experimentar novas receitas. Nesse caso, o creme de abóbora faz parte do menu da festa junina que vou organizar em breve e então procurei na internet uma receita para testar antes do evento. Como de costume, usei um passo a passo simples como base e acrescentei alguns ingredientes ao meu gosto, conforme vocês podem conferir a seguir.

DSC_0648

Creme de abóbora com especiarias

Ingredientes:

  • 800 g de abóbora
  • 1 litro de água
  • 1 cebola pequena picada
  • 2 dentes de alho
  • 125 g de ricota
  • 4 colheres de sopa de creme de ricota ou requeijão light
  • 1 fio de azeite
  • 1 colher de chá de sal
  • Especiarias: 1 pau de canela, 5 cravos, uma pitada de noz moscada ralada na hora, uma pitada de gengibre em pó e pimenta branca a gosto
  • Queijo parmesão para finalizar

mix1

Modo de preparo:

Retirei as sementes e assei a abóbora no forno até que ficasse bem macia. Deixei esfriar. Refoguei a cebola e os dentes de alho no azeite e, em seguida, acrescentei a abóbora, a água e o sal. Cozinhei em fogo baixo até ferver e depois acrescentei as especiarias (1 pau de canela, 5 cravos, uma pitada de noz moscada ralada na hora, uma pitada de gengibre em pó e pimenta branca).

mix2

Fui mexendo até que a quantidade de líquido reduzisse bem e apaguei o fogo. Deixei esfriar e retirei o pau de canela e os cravos antes de levar a sopa ao liquidificador com a ricota e o creme de ricota.

DSC_0638

Amei o resultado, pessoal! O sabor ficou bem parecido com o do canapé de abóbora com especiarias + camembert + amêndoas que publiquei AQUI. O melhor é que o creme de abóbora é leve, saudável e pouco calórico. Dá pra comer sem culpa antes de atacar os pés de moleque, rs!

DSC_0698

Na hora de servir, acrescentei um punhado generoso de queijo parmesão ralado.

Um grande beijo pra todos com votos de um final de semana saboroso!!!!

Bonfa-ass

2 comentários:

Flavinha Gomes disse... [Responder comentário]

Ai, que delícia! Costumo fazer esse creme com camarão ou cerne seca. Amo abóbora!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Flavinha Gomes Nossa, deve ficar uma delícia, principalmente com camarão, amoooo! Obrigada pela dica! Beijão!

Related Posts with Thumbnails